sexta-feira, 25 de maio de 2012

Artesanato: Flores de EVA sem frisador

Hoje, oferecemos para as nossas mães uma oficina de flores em EVA sem o uso do frisador!
Esta ofiicna faz parte das atividades realizadas no mês de maio, em homenagem ao dia das mães.

A seguir o passo a passo para que vocês possam fazer para ganhar dinheiro ou prsentear quem você ama.
Material: EVA de cor verde e uma colorida de sua preferência, cola quente, chapinha de cabelo, tesoura e lápis.
1º passo- Cortar 6 petálas com  cerca e 4 cm de altura e 3 cm de largura - arredondadar uma pontas da EVA.

2º passo- Cortar uma peça em EVA de cor verde para ser a sépala;

3º passo- Aquecer cada pétala por 3 segundos na chapinha;

4º passo- Colocar a pétala ainda aquecuda em uma bola de isopor (pode ser qualquer coisa de superfície arrendonda, como: rollon do desodorante ou pedaço de  mangueira);


5º passo- Aquecer na chapainha a ponta das pétalas e enrolar para trás;

6º passo- Colar a primeira pétala com cola de silicone de modo que fique fechada;

7º passo- Colar a 2º pétala de frente para a 1º;

8º passo- Colar as pétalas restantes uma uma de frente para outra, de modo que cubra as emendas;

9º passo- Encapar a caneta com fita floral;


Agradecemos: as  professoras Beth e Flávia,  que realizaram as oficinas com as mães; a presença de todas as aparticipantes;  e  ao Projeto Bairo Educador pelo apoio durante a oficina!
Estas atividades organizadas pela direção do nosso CIEP propiciam o estreitamento dos laços entre escola e comunidade, esta parceria dá certo!!!
 


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estudantes do CIEP estão enxergando melhor graças a BioRio e PSE

Nesta semana chegaram os óculos escolhidos pelos próprios estudantes do CIEP, entregues após a triagem oftalmológica realizada pela equipe do Programa Saúde na Escola e a BIORio .
            Os estudantes contavam os dias para receber os seus óculos.

            “Eu estava esperando os óculos. Todo dia eu perguntava para a tia Cida (técnica de Saúde e Educação) se já tinha chegado. Quando eu finalmente ganhei...fiquei emocionada! A minha mãe veio logo buscar”, relembrou a estudante Fernanda Cristina, do 3º ano.

Convidamos os responsáveis para receber junto com as crianças os óculos, a  distribuição  foi realizada pela TES Maria Aparecida Menezes do PSE.

            “A minha filha sempre falou que não enxergava direito, mas sabe como é criança, sempre inventa as coisas! Só fui descobrir que a minha filha estava falando a verdade, depois que os exames foram realizados pela equipe de Saúde na Escola e foi constatado que ela tinha mesmo problema para enxergar. Graças ao CIEP e aos médicos ela pode enxergar direito agora! Eu só tenho a agradecer a todos por mais esta oportunidade”, afirmou  Sueli Vicente da Silva, mãe de Milena Vicente, do 4º ano.

“Café em boa companhia” hoje o CIEP iniciou a programação especial em homenagem ao mês das mães.

A trilha sonora escolhida pelas crianças para a declarar amor as mães foi “Eu não existo longe de você”, de Claudinho e Buchecha. A música estava na ponta da língua das crianças, que cantaram e montaram uma coreografia especial para as mulheres mais importantes da nossa vida.
Turma da professora Luciene ao som da música





Após a apresentação musical das crianças, foi servido um belo café da manhã, feito com todo carinho, com a contribuição das  professoras, equipe da direção e das nossas queridas merendeiras, além do apoio da equipe do PSE e do Projeto Bairro Educador.




As mães saíram felizes pela homenagem surpresa realizada pelo CIEP.
Três gerações reunidas no CIEP: mãe voluntária com o seu neto e a sua filha
Parabéns para todas as mães por aceitar a missão divina de zelar e amar os seus filhos!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Oportunidade de conhecer a cultura indigéna com ônibus. Não percam!!!

Assunto: “Ação Educativa Séculos Indígenas no Brasil – Centro Cultural CAIXA RJ".


A Coordenadoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação informa que a cidade do Rio de Janeiro receberá o “Projeto Séculos Indígenas no Brasil” em sua 4ª edição e contemplará uma Ação Educativa voltada para atender aos professores da rede municipal. Faz parte do projeto uma  exposição, a ser realizada de 1º de junho a 1º de julho de 2012 no Centro Cultural CAIXA RJ, na Av. Almirante Barroso, 25, vizinho à estação Carioca do Metrô.
2.         Esta ação junto a professores e alunos, incorpora-se às iniciativas do Programa Rio-Escola sem Preconceito. O processo de atualização dos docentes atende às recomendações da Lei 11.645/08, que tornou obrigatória a inclusão da temática indígena nos currículos escolares. A Ação Educativa do Projeto Séculos Indígenas no Brasil tratará da história e culturas dos povos indígenas no Brasil contemporâneo, e promoverá um conjunto de atividades voltadas à formação e instrumentalização para o trabalho em sala de aula e à preparação do público escolar para a visita à exposição.
3.         A Ação Educativa Séculos Indígenas no Brasil contará com:
 - Formação dos mediadores culturais da CAIXA para a realização de visitas mediadas à exposição, dirigidas aos alunos da rede municipal de ensino do RJ.
- Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas, atividade voltada à formação de professores. Este encontro, será realizado no dia 5 de junho, na Sala do Cinema do Centro Cultural CAIXA RJ, na Av. Almirante Barroso, 25, em dois horários – de 08h às 11h30min e de 13h30min às 17h – e contará com palestras de importantes lideranças indígenas, tais como Álvaro Tukano e Rosane Kaingang e da equipe de coordenação da Ação Educativa Séculos Indígenas.
- Cada turma receberá a inscrição de 40 professores e a programação do curso contemplará uma visita dos professores à Exposição.
- Visitas mediadas à exposição, para alunos da rede municipal de ensino.
- Distribuição de Material Didático para os professores presentes ao curso.
- Oferta de ônibus com 40 lugares para a condução dos alunos à Exposição, sendo um ônibus pela manhã (10h) e outro à tarde (15h), previamente agendado pelo telefone do Centro Cultural CAIXA RJ (2544-4080) ou pelo email (agendamento.rio@gentearteira.com). Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente.
4.         As inscrições serão realizadas pelo email jaime.santos@rioeduca.net no período de 14 a 25 de maio de 2012. Importante: as 80 inscrições respeitarão a ordem de chegada dos emails solicitando a participação na turma da manhã ou na turma da tarde.
5.         Público-Alvo: Professores Regentes I e II, Coordenadores Pedagógicos e Professores das Salas de Leitura.
           
 6.  Poderá inscrever-se e participar da Ação Educativa, um professor por escola.
7.         Cada E/SUBE/CRE deverá favorecer a inscrição de oito docentes, a serem distribuídos pelas duas turmas oferecidas à SME – 04 professores pela manhã e 04 pela tarde -. A inscrição por email deverá informar: nome, matrícula, escola, se é Prof. I, II,  Coordenador Pedagógico ou professor de Sala de Leitura, email e telefones para contato. Deverá informar a preferência pelo horário, se a turma da manhã ou da tarde. Cada participante deverá compartilhar em sua escola, as informações e materiais recebidos.
8.         Contamos com o apoio de todos na ampla divulgação, de modo a garantir que os Professores Regentes I e II, os Coordenadores Pedagógicos e professores das Salas de Leitura tomem ciência da ação formadora e da Exposição, aberta aos alunos da rede, bem como procedam às inscrições, de acordo com os prazos estipulados. No anexo, mais informações ao professor sobre o Projeto Séculos Indígenas no Brasil.
9.       Considerada a proximidade do local da Exposição da estação Carioca do Metrô, mesmo os professores que não fizerem o curso poderão agendar a visita de seus alunos, pelos canais divulgados nesta circular.  


matéria retirada do BLOGADÃO

Ótima oportunidade de ficar com um sorriso lindo!!

Operação sorriso





Mãe: a mulher mais importante

Durante o mês de maio iremos realizar diversas atividades em homenagem ao Dia das Mães.

 


 Confira a Nossa Programação:

11/05 - Tomando café em boa companhia - Café da manhã em homenagem ao Dia das mães e homenagem feita pelos estudantes para as suas mamães.
18/05 -" Mamãe que ama cuida da Mama" - Realização da equipe do PSE
25/05 - Oficina de artesanato com as nossas professoras  Maria Elizabeth e Flávia Silva

Em breve faremos uma postagem do passo a passo de flor de EVA  com imagens da nossa oficina. Aguardem!!



Viramos notícia no Blog do Bairro Educador!!

Confira a reportagem realizada pela equipe de comunicação do Projeto Bairro Educador sobre o projeto "As cores dos nossos heróis" com o objetivo de resgatar e valorizar  a contribuição dos negros na história brasileira. Este Projeto faz parte da lei 10.639/2003,  que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Agradecemos a todos  os parceiros, a nossa equipe de docente e aos nossos estudantes  pelo: empenho, garra e comprometimento durante este Projeto!


 

 

Terça-feira, 10 de abril de 2012

O valor da diversidade racial na educação



Na última terça-feira, 10/04, cerca de 70 estudantes do CIEP Dom Oscar Romero participaram da atividade intitulada como: Dia Contra a Discriminação Racial, uma articulação feita entre o Projeto Bairro Educador Irajá e a unidade escolar. O objetivo desta ação foi fazer com que os alunos, através de uma forma lúdica, conhecessem um pouco mais da cultura africana, para ajudá-los a entender a questão do preconceito.

Esta atividade vai de encontro a lei 10.639, assinada em janeiro de 2003, que obriga a aplicação da temática: "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas de ensino público e privado do país.

Os estudantes assistiram a uma palestra ministrada por Luciano Cerqueira, gerente de pesquisa do Bairro Educador e ex-coordenador da campanha: “Onde você guarda o seu racismo?” Durante a palestra Luciano exibiu os vídeos da campanha que coordenou e reportagens que trazem como tema central a discriminação racial. Os estudantes interagiram e esclareceram algumas dúvidas a respeito do racismo e outros tipos de preconceito.
Palestra realizada pelo gerente de pesquisa do Bairro Educador

De acordo com Luciano Cerqueira, o racismo é uma questão histórica e cultural, que permanece até hoje.


“O racismo é um grande problema no Brasil. No nosso país há uma grande diversidade de raças e é importante que os estudantes reconheçam essa contribuição histórica e social que a cultura afro trouxe para o mundo, especialmente para o Brasil.”
A partir do tópico: “As cores dos nossos heróis” - A cor do Brasil, os estudantes do 4º e 5º ano e do Projeto Acelera, com o auxílio das professoras, confeccionaram cartazes, que foram espalhados no entorno do auditório do CIEP Dom Oscar Romero.

As trançadeiras Ilma Gonçalves e Alba Almeida, parceiras do Bairro Educador, realizaram a oficina de trança nagô e ensinaram para os estudantes algumas técnicas utilizadas neste trabalho.
Segundo Ilma, a parceria com o Bairro Educador favorece o Salão Rocha Inabalável, o qual é proprietária, e as escolas da rede municipal de ensino atendidas pelo projeto.
“O Bairro Educador, através dessas atividades mostra o nosso trabalho nas escolas, além disso também ressalta os valores da cultura africana.
Coordenadora pedagógica, Ana Lúcia Alves, Ilma Gonçalves, Alba Almeida,diretora Rosilene Barcelos e alunos do CIEP Dom Oscar Romero

Os grafiteiros Ângelo Campos e Leonardo Santos fizeram uma oficina de grafite e explicaram para os estudantes a história desta arte, que é uma forma de expressão artística. Segundo eles, as pinturas rupestres representam os primeiros exemplos de grafite na história da humanidade.

Grafiteiros: Leandro Santos (à esquerda) e Ângelo Campos

Grafiteiro há 13 anos, Ângelo Campos ressaltou a importância da oficina de grafite nas escolas e destacou que tal ação pode melhorar o comportamento dos estudantes na unidade escolar.
“Muitas pessoas marginalizam este tipo de trabalho, por isso acho importante que as escolas contribuam para acabar com esse preconceito. O grafite busca mostrar a realidade, além disso também é um tipo de atividade ocupacional,  usada para reflexão e conscientização das pessoas, que se destacou na Europa, chegando depois aos Estados Unidos."
Grafiteiros e alunos do CIEP Dom Oscar Romero

A professora do CIEP Dom Oscar Romero, Luciene Oliveira, contribuiu para a realização da atividade e enalteceu o trabalho feito pelo Bairro Educador no CIEP, destacando que o projeto, através destas ações, facilita o trabalho da unidade escolar, e participa do processo de aprendizagem dos estudantes.
“O Bairro Educador é uma ferramenta que enriquece o trabalho da escola, pois proporciona aos alunos um olhar diferente sobre o mundo. Achei interessante a atitude de fazermos essa culminância sobre a cultura africana, pois este é um tema que venho trabalhando já há um tempo em sala de aula. O objetivo é mostrar aos alunos que independente da raça ou do local onde moram, eles são capazes de realizar seus sonhos, basta acreditar.”
A estudante do 5º ano, Ana Cristina Barreto, comentou que através deste evento aprendeu muito a respeito da cultura africana.

“As professoras Luciene e Angélica nos ajudaram a pesquisar muitas coisas sobre a África, e depois disso senti vontade de conhecer esse continente. Esses trabalhos que fazemos na sala de aula também nos ajudam a melhorar o nosso comportamento na escola.”
O evento foi marcado por um desfile, onde cada estudante representou personalidades negras que se destacaram na história, como por exemplo: o líder negro Zumbi dos Palmares, o marinheiro João Cândido, o atleta Adhemar Ferreira da Silva , entre outros. A partir de uma pesquisa realizada em sala de aula, os estudantes puderam contar resumidamente a história destes personagens, que conquistaram sua ascensão na história.

Alunos que representaram os personagens negros da história

Ana Lúcia Alves, coordenadora pedagógica do CIEP, há dois anos, elogiou o trabalho do Bairro Educador e frisou que o projeto possibilita à escola: atividades, conforto e bem-estar, junto às parcerias.

“A minha vida como coordenadora pedagógica começou com o Bairro Educador. O BE amplia o nosso trabalho e busca se inteirar sobre as necessidades do CIEP. O Projeto Político Pedagógico (PPP) deste ano tem como tema: “O mundo está em suas mãos” e trabalha com a questão da identidade individual dos estudantes. Este assunto está associado ao tema desenvolvido hoje no evento.”
A empresa Multirio (Empresa Municipal de Multimeios), filmou o evento e entrevistou a gestora de projetos do Bairro Educador Irajá, Ana Carolina Duarte.

Por Ana Paula Santana

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dia contra a Discriminação Racial


CIEP Dom Oscar Romero: Estrada do Colégio, s/n,  Irajá.