terça-feira, 19 de junho de 2012

No clima da Rio +20


Através do Projeto lançado pela prefeitura voltado para a Rio +20 e seguindo o nosso Projeto Político Pedagógico conseguimos dar continuidade as ações de preservação do meio ambiente já existentes no CIEP.
            Estão programadas diversas ações educativas de preservação ambiental no mês de junho. A seguir confiram as ações realizadas nesta semana pelos estudantes do 5º ano.
            Na segunda feira, tivemos a apresentação, feita pelos estudantes, da música “Depende de nós”, mini-palestra explicando o que é a Rio +20 para todas as turmas, além do plantio de árvores Durante estas ações os responsáveis marcaram presença mais uma vez! 
 
               Hoje, lançamos a nossa campanha de coleta de óleo usado para a comunidade.O objetivo desta ação é fazer com que o CIEP se torne um ponto de coleta de óleo usado na comunidade local. Através da parceria com a empresa de reciclagem Grande Rio, vamos conseguir trocar o óleo usado por produtos de limpeza, que serão revertidos para a própria comunidade.

Cerca de 30 estudantes da 1.501 e 1.502 participaram da campanha da coleta de óleo usado



                    Durante a campanha distribuímos panfletos explicativos para os moradores de: condomínios e  ruas e também  na comunidade. Os estudantes foram os nossos guias dentro da comunidade, através do conhecimento deles conseguimos detectar os principais pontos de lanchonete na comunidade, que utilizam muita fritura; os próprios estudantes explicaram para a comunidade local a importância de não descaratar o óleo usado na pias e ralos para preservar o meio ambiente. Sendo assim, esta ação vai beneficiar o meio ambiente e ajudar a economizar, já que 2 litros de óleo usado vale  um detergente
Os nosso panfleto da campanha
 
“Vocês não imaginam a alegria que me dá ver vocês (estudantes e professoras) dentro da comunidade fazendo esta campanha. Eu vendo lanches e agora eu vou juntar o óleo e levar no CIEP. Mesmo se eu não ganhasse nada eu faria do mesmo jeito. Pois entendi  que isto ajuda o Planeta”, afirmou a Dona Maria Souza , moradora há 30 anos da comunidade Para Pedro, após a explicação do estudante Benedito do 5º ano.

Os estudantes e a dona da lanchonete: juntos em prol do meio ambiente
 
Durante a campanha os nossos estudantes demonstraram que aprenderam a lição direitinho.

            “Já falei para o meu pai que agora ele tem que juntar o óleo usado. Porque assim ele vai  ajudar a salvar o planeta porque aprendi nas aulas que   o óleo polui os rios e mares” afirmou  Júlio do 5º ano.

Os moradores ficaram encanatados com a explicação na ponta da língua

Quem não estava em casa deixamos o panfleto no correio
 
Quem estava em casa pode ouvir a explicação








 A equipe do CIEP agradece a participação e empenho dos professores,os  estudantes além do Programa Saúde na Escola e Projeto Bairro Educador pelo apoio durante as atividades.